quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jeff Buckley, uma breve biografia.

Desculpem o texto longo, mas se a BBC precisa de uma hora pra falar um pouco dele, imagina o que eu precisaria.

Depois que vi o documentário que a BBC fez há uns anos atás sobre Jeff Buckley eu não tinha como não falar dele aqui e agora. O documentário se chama "Everybody here wants you" (nome de uma de suas músicas) e os links para ver no YouTube estão no fim da postagem.

Jeff Buckley, um músico americano com os pés no chão mas a mente num mundo paralelo. Se Keith Richards está certo e as músicas estão no ar, só basta pescá-las, então Jeff Buckley foi um dos melhores pescadores da história da música.

Crescido como Jeffrey Scott Morehead pelo fato de ter sido criado por um padrasto de sobrenome Morehead. Em torno de seus 8 anos ele ouviu seu pai biológico cantando, ninguém menos do que Tim Buckley, e então Jeff resolver ser conhecido e chamado de Jeff Buckley. Aos 14 anos ele pediu uma guitarra de presente e falou "eu serei um deus da guitarra". Inspirado por muitos músicos, mas principalmente por Jimmy Page (Led Zeppelin), Jeff começou a tocar a guitarra. Desde jovem já era visível o potencial do garoto.

Numa espécie de bar, chamado Sin-é, Jeff costumava fazer shows solos, só ele e sua guitarra. Ele gostava muito desses shows, pois estando somente ele tocando ele podia fazer suas viagens durante as músicas. Sem ter nenhuma música gravada um empresário da Columbia/Sony viu um desses shows e chamou o Jeff para assinar um contratos milionário para gravar 3 discos.

Segundo a Sony Jeff Buckley seria rapidamente do escalão de Bob Dylan e Bruce Springsteen.

Jeff tinha muito clara a idéia de que ficar famoso rápido era ruim, não era o que ele queria. Logo pode-se imaginar que o CD Grace não seria a grande obra dele. Mas com o sucesso que o CD fez Jeff ficou dois anos em turnê e quando estava gravando o segundo disco morreu tragicamente afogado, sem vestígios de drogas nem machucados.

Jimmy Page disse que "Grace" é, com certeza, um dos melhores discos da década de 90 e que é fã de Jeff Buckley. Aquele que era ídolo virou fã. Quem mais consegue isso?

PS.: Brad Pitt também é fã do Jeff Buckley.

Documentary "Everybody here wants you":
Part1 Part2 Part3 Part4 Part5 Part6

Pode comentar, não faz mal à ninguém.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bah, pra quem conheceu Jeff Buckley tiops, semana passada :B, esse post foi totalmente excelente Gui :D

Anônimo disse...

:D

Eduardo Lautert disse...

acho que a Cat Power fez um cover dele no CD novo