segunda-feira, 6 de abril de 2009

A maior banda do século XXI.



Para alguns, Jack White pode ser considerado uma espécie de Rei Midas da música. Assim como o mito grego, transforma tudo que toca em ouro. A diferença é que, no caso de Midas, o dom se devia à uma maldição dos deuses; já para White, não passa de pura competência aliada a uma grande dose de talento.

No entanto, não foi com aspirações homéricas que se juntou a mais três amigos para formar o The Raconteurs. Segundo as palavras do próprio: "a new band made up of old friends." (Uma banda nova formada por velhos amigos). Após compôr a bela "Steady As She Goes", Jack e seu amigo, o guitarrista Brendan Benson, se empolgaram e decidiram chamar dois grandes músicos: Patrick Keeler chegou com as baquetas e Jack Lawrence com o baixo.

Começava, então, a epopéia desta que merece, certamente, a alcunha colocada no título deste post. O primeiro álbum (Broken Boy Soldiers) veio em 2006, para o deleite dos amantes da música bem feita. Aliás, o Raconteurs consegue aliar duas qualidades essenciais de maneira inigualável: suas belas composições são acompanhadas por melodias extremamente agradáveis de se escutar.

Em 2008, foi lançado Consolers of the Lonely, uma obra prima da música moderna. Suas 13 faixas passeiam de forma categórica por toda a extensão permitida pelo rock'n'roll. Blues e folk estão próximos à perfeição na junção das guitarras harmoniosas de Jack e Brendan, que aliadas ao baixo pulsante de Lawrence e às batidas complexas de Keeler ainda se juntam aos metais, ao piano e ao violino, convergindo aos ouvidos. Todas as músicas do álbum são apreciáveis, mas duas se destacam por sua beleza: "Carolina Drama" e "Many Shades of Black.

Não é preciso dizer que, no atual momento da música mundial, uma banda ter qualidade não é garantia de sucesso. Sendo assim, é provável que o Raconteurs nunca chegue ao status de popularidade que outras bandas inferiores chegaram; no entanto, o quarteto do Tennessee deve atingir um nível de idolatria, principalmente na classe musical, tão alto quanto o de lendas como Velvet Underground, Teenage Fanclub, The Stooges, entre outros. Bandas que não fizeram tanto sucesso comercial, mas que seguem influenciando gente até hoje.

Downloads:

Broken Boy Soldiers
Consolers Of The Lonely

Lembrando que todos os links e arquivos que se encontram neste site/blog, já estavam hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo que tenha sua distribuição ilegal.

Um comentário:

Gui K disse...

Acho que concordo com tudo aí, hehe. Tem várias outras músicas que merecem destaque, mas é difícil escolher apenas algumas.

PS.: Editei o post pra ficar mais bonitinho (foto) e politicamente correto (aviso no final)

AOS PITAQUEIROS:
Peço que sempre coloquem o aviso no final de postagens com downloads, para evitar possíveis problemas no futuro.