domingo, 28 de fevereiro de 2010

Fenômenos Musicais Europeus

Eu tive a oportunidade de viajar dois meses pela Europa, fazendo o famoso Mochilão. Visitei em torno de 20 cidades e o tempo máximo que fiquei em cada uma foi de 4 dias, tirando Londres, onde passei duas semanas lá no início e depois mais 4 dias no final. Foi impossível não notar um padrão musical naquele continente e agora vou passar para vocês o que notei.

O primeiro fenômeno não é só Europeu, e sim mundial e nenhum de vocês vai se surpreender com ele. Ou melhor, com ela.
Lady GaGa é um fenômeno musical da atualidade e por um único dia eu perdi o show dela em Londres, mas mesmo se eu estivesse lá na data do show eu provavelmente não iria, pois os valores dos shows lá são absurdos pra quem é Brasileiro. Uma coisa que me impressionou um pouco foi que até as músicas "mais velhas" dela ainda tocam em cada esquina que você passa. Não é somente Bad Romance que você ouve: Poker Face, Just Dance e Papparazzi ainda são hits lá e isso mostra porque os shows da cantora estão sempre lotados e ela vem concorrendo a todos tipos de prêmio do mundo da música.

O outro fenômeno me surpreendeu e provavelmente vai surpreender vocês também.
Mika faz um sucesso tremendo na Europa com seu último disco, The Boy Who Knew Too Much. Blame it on the girls e We are golden são músicas que tocam em todas lojas que você entrar. Na verdade tocam em todos lugares, supermercados, lojinhas de souvenir, bilheterias ... em todos os lugar que você conseguir imaginar. Lá na Europa é possível encontrar dois cartazes dos shows do Mika, um dizendo "SOLD OUT!" e outro dizendo "NEW DATES!", ou seja, Mika terá MUITO trabalho na Europa e eu nunca esperaria isto deste trabalho dele, já que eu preferi o seu primeiro disco à este.

O próximo que vou falar não é um fenômeno Europeu e sim Português, mas eu não vou ter como deixar de citá-lo.
Primeiro porque é o meu artista solo preferido e segundo porque a FNAC Portuguesa me surpreendeu com a quantidade e variedade de ítens à venda de Jeff Buckley. Infelizmente eu não podia comprar tudo, mas todos vinils, cds e dvds que você conseguir lembrar que existem dele, lá você irá encontrá-los, e isso me surpreendeu muito.

Bom, estes foram os grandes destaques Europeus que eu notei. Outras bandas com bastante progadanda de discos novos eram: Biffy Clyro e Vampire Weekend. Entretanto, não vi nada mais do que propaganda dos disco e ouvi mais do que umas poucas vezes suas músicas nas lojas. Ainda não ouvi estes novos CDs, mas eles já entraram na lista de espera dos muitos downloads que tenho que fazer.

Nenhum comentário: