sexta-feira, 26 de março de 2010

Can't Stop Feeling

Que noite. Que noite! Dia 18 de março. Franz Ferdinand ao vivo em Porto Alegre. Dois dias antes dos cumpleaños de Alex Kapranos e quatro antes dos meus. Coincidência? Acho que sim.

Aquele que muitos, inclusive eu, acreditavam ser o melhor show que a cidade presenciaria em anos. Uma performance de uma banda no auge da carreira. Uma banda alto astral, moderna, talentosa e acima de tudo isso, simpaticíssima.

Um show que contou com uma belíssima apresentação de abertura da Pública. Banda que, na minha modestíssima opinião, trata-se da melhor banda nacional. Um grupo, que a exemplo do Franz, não parece se preocupar muito em 'fazer sucesso', mas sim em fazer músicas realmente boas e não muito mais do que isso. O que já estaria de bom tamanho, se não fosse a habilidade dos caras em fazer clipes e principalmente, shows. Isso resume o que foi o show de abertura de ontem: uma demonstração - observada de perto por Alex Kapranos - de extremo talento, recheada por belas canções e que conseguiu animar a platéia o suficiente para encarar os escoceses dançantes. Depois de pouco mais de meia hora, a Pública se despediu com a hipnótica e incendiante 'Luzes'.

Após 20 minutos de intervalo, foi a vez do Franz Ferdinand subir ao palco. A platéia veio abaixo. Deu até para notar, no rosto dos caras, a surpresa que tamanha gritaria causou.
E eles retribuíram a altura.

Formados por Alex e sua incrível simpatia e carisma, Nick com sua imensa animação, Bob e sua imensa desanimação combinada com muito talento e Paul com sua notável habilidade com as baquetas. Uma banda que mesmo no auge, mostra um enorme prazer em, não apenas tocar ao vivo, mas em entreter e interagir com o público. Que, durante toda a apresentação, mostrou uma enorme motivação, felicidade e, de certa forma, um imenso 'interesse' por estarem dividindo aquele momento com a mais apaixonada platéia.

O Franz Ferdinand tocou, durante 1h e 40 minutos, seus inúmeros sucessos. Antigos ou novos, todos levantaram as quase 5 mil pessoas presentes. Não contentes em somente reproduzirem fielmente as músicas dos 3 CD's, os caras ainda nos divertiram com inúmeras jams - incluindo uma alucinante, formada pelos quatro integrantes e apenas uma bateria - e aqueles momentos em que qualquer platéia adora: quando o artista estrangeiro arrisca o português (muito bem pronunciado, por sinal). Alex ainda usou o português para apresentar cada membro da banda (inclusive ele mesmo) e seu instrumento - tudo em bom e claro português.

O Franz Ferdinand mostrou que uma banda, para ter carisma e fazer uma boa apresentação ao vivo, precisa mais do que reproduzir sucessos fielmente e dizer algumas dúzias de "obrigados" e "porto alegre's". Fizeram um show maravilhoso, com boa música, improvisos, solos e, acima de tudo, muito interesse em mostrar tudo e dividir a alegria e a emoção de fazer um show incrível.
Obrigado Franz Ferdinand.

Um comentário:

Gui K disse...

Realmente, esse show vai ficar na memória por um bom tempo