segunda-feira, 4 de abril de 2011

A nova cara do rock gaúcho

Ouço muita gente falar que o rock do RS é muito característico há decadas. Seria isso bom ou ruim? Não sei dizer. O que importa é que o tempo de TNT, Cascaveletes, Graforréia Xilarmônica, Rosa Tattooada, Engenheiros do Hawaii e cia já se foi. Até o tempo da Cachorro Grande já se foi. Hoje os gaúchos que dominam o rock são, além da Fresno que já virou um rock-brasil, Pública, Cartolas, Identidade, Locomotores e cia. Não, não estou aqui pra falar deles. Não estou aqui pra falar da ATUAL cara do Rock Gaúcho (que é um termo um tanto quanto bairrista, mas ok, materemos ele porque todo mundo fala assim). Quero falar da NOVA cara do Rock Gaúcho. Claro que eu não conheço nem de perto tudo que tá sendo feito por aqui, mas vou falar daquelas bandas que têm sido comentadas e que eu tenho escutado ultimamente. Porque falo do RS? Bom, sou gaúcho e moro na capital, logo são essas as bandas novas que eu fico sabendo da existência. São elas:


BIG RICHARDS
É, dentre essas bandas, a que tem mais a evoluir ainda. Não que as músicas sejam ruim, mas elas simplesmente não me conquistaram muito. Mas algum de vocês pode achar essa a melhor bandas destas aqui. Vejo alguma certa influência de Weezer nas linhas de guitarra, mas nada muito explícito. Dou destaque à "Toda Situação". Site Oficial. VÍDEO: Querida Framboesa (acústico)

CHARUTOS CUBANOS
Talvez, repito, talvez, a minha favorita dentre estas bandas. Claramente influenciados por Strokes e Arctic Monkeys, mas conseguiram ligar as duas bandas bem e compor coisas bacanas. Acho que o ideal é uma banda optar por adotar uma identidade inglesa ou então ficar no português, acho estranho (e talvez complicado pra um futuro) a banda fazer o que eles fazem: algumas músicas em português e outras em inglês, por enquanto deu certo, mas e no futuro. Acho que vale a pena ouvir todas as músicas dos caras, mas destaco: "Charutos Instrumentais", "It's just my job", "Appaloosa" e "Motivos". MySpace. VÍDEO: Charutos Instrumentais na TVE (Radar)

DINGO BELLS
A mais "unique" de todas essas aqui. Criaram um som que eu nunca tinha ouvido igual e mostraram que ainda se faz música boa no nosso velho e bom português. O disco dos caras é download obrigatório, são eles que me fizeram colocar tantos 'talvez' quando falei de Charutos Cubanos ser a melhor banda daqui. Vai ser difícil destacar poucas músicas, mas vou me arriscar: "A janta, a colher e o banho", "Frutos do mar", "A parede roxa" e "Lá vem ele". Eu também achei tudo meio nonsense no início, mas ouve uma segunda vez que você vai notar o quão bom são os caras. Site Oficial.
ps.: sensacional a frase de "Lá vem ele": "'Diz a lenda' é pra quem pode conviver com a dor de não ter consumado." VÍDEO CLIPE: A janta, a colher e o banho.

RINOCERONTE
Wolfmother brasileiro, isso resume a banda. Mas mostra que a língua portuguesa pode soar estranho às vezes no rock, mas acho que o pessoal ali de Santa Maria conseguiu fazer bem as melodias, às vezes meio estranhas, mas em geral são boas. As linhas de guitarra, baixo e bateria são realmente criativas ... mas sempre na linha wolfmother de ser. Destaco a música que abre o disco: "O Choque", aquela que dá nome ao disco: "Nasceu", "Furacão" e também "Anda no ar". Ainda não consegui ouvir o disco todo com detalhe, então talvez eu esteja deixando passar alguma grande música. MySpace e Blog. VÍDEO CLIPE: Anda no Ar

TELECINES
Claro que não podia faltar uma banda com influência de Dave Grohl. TeleCines traz suas músicas mostrando toda sua paixão à Foo Fighters e mesmo cantando em português conseguiram manter o estilo musical com excelente qualidade. E não é porque eu participei do clipe de "36" que estou falando isso! O power trio já tem dois EPs com três músicas cada. Destaques: "Álbum de fotografias", "Você não é nada", "36" e "Quando a corda estourar".
(Me procurem ali no clipe. Tô de branco atrás do TiTo (vocalista/guitarrista))


Bom gurizada, tenho mais três coisas pra falar à vocês:
1) Parabéns pra todas essas bandas aí!
2) Quem souber de outra boa banda que tá abrindo espaço na música, recomenda pra gente nos comentários do post.
3) Eu ia falar de SELTON aqui também, mas eles já tem dois discos e uma história muito interessante, então vou deixar eles com um post próprio pra um futuro.

Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário: